Cupcake de Blueberry e Limão Siciliano

Um dos cupcakes mais pedidos na loja era o framboesa com limão siciliano, mas ninguém sabe que ele nasceu por um acaso. A receita original usava blueberry. E consistia num brigadeiro de blueberry feito na consistência de pipar, misturado com cream cheese até alcançar o ponto certo.  Esse Cupcake de Blueberry e Limão Siciliano é ainda melhor.Cupcake de Blueberry e Limão Siciliano

Porém no dia dos testes faltou blueberry e daí nasceu o framboesa com limão. Um pouco diferente, a geléia deliciosa de blueberry virou um coulis de framboesa que escorria em cima do cream cheese.
Apesar de serem consideradas “berries”, blueberry e framboesa não poderiam ser mais diferentes. Enquanto framboesa tem um gosto bem mais ácido, quase puxando pro cítrico, blueberry é um pouco menos ácido.
Enquanto a receita original era uma cobertura de cream cheese saborizada com curd de limão siciliano, procurei fazer algo diferente. Uma cobertura a partir de um brigadeiro.
Não vale a pena usar blueberries naturais para essa receita, melhor guardá-los para essa aqui.

Receitas

Cupcake de Blueberry e Limão Siciliano

Bolo:

Base de Baunilha
Uma receita básica e fácil. Não tem muito segredo e produz um cupcake com o domo perfeitinho. Pra guardar no caderno.

Recheio:

Geleia de Blueberry e Limão Siciliano

Sim! Geleia! O recheio mais básico para cupcakes, mas nem por isso menos saboroso. Eu sou fã dessa receita e faço sempre!

Cobertura:

A primeira coisa a aprender quando se prepara uma cobertura a base de brigadeiro é descobrir o ponto ideal para passar pela manga de confeiteiro. Esse vídeo explica muito bem. Aliás, assinem o canal porque ele é incrível.

Cobertura de Blueberry e Limão Siciliano

Preparação: 15 mins
Cozimento: 30-45mins

Ingredientes

  • 1 lata de leite condensado 395g
  • 1 caixinha de creme de leite 200ml
  • 10g farinha de trigo
  • 10g manteiga
  • 100g chocolate branco
  • 5g pasta de blueberry
  • 30ml de suco de limão siciliano
  • 100ml de chantilly previamente batido

Método

  1. Em uma tigela, acrescente o creme de leite e a farinha.
  2. Mexa com o fouet até ficar homogêneo
  3. Em uma panela de fundo grosso, acrescente o leite condensado, a pasta de blueberry, a mistura de creme de leite e a manteiga
  4. Leve ao fogo médio-baixo e mexa constantemente até começar a dar o ponto consistente, mas não firme. Aprox: 8 minutos.
  5. Nesse ponto acrescente o chocolate e não pare de mexer, quando o chocolate tiver incorporado acescente o suco de limão.
  6. Não pare de mexer até dar o ponto descrito no vídeo (Quando levantar a colher, o brigadeiro não afunda e sim forma montinhos).
  7. Retire, coloque num prato e espere esfriar completamente.
  8. Na batedeira, coloque o brigadeiro frio e bata no mínimo. Aos poucos acrescente o chantilly. Apenas para misturar.

Obs:

Se você bater muito, o brigadeiro e o chantilly vão desmontar. O chantilly é opcional, mas serve para amenizar um pouco o sabor e fazer render.

No Replies to "Cupcake de Blueberry e Limão Siciliano"

    Leave a reply

    Your email address will not be published.